segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Itabuna: familiares e amigos de vítima de acidente protestam na BR-415 para pedirem agilidade na liberação do exame de DNA; viúva e filhos passam necessidade

 

Dois meses após um trágico acidente que matou o vendedor de produtos naturais, Genilson Santos Oliveira, mais conhecido como “Rato”, familiares e amigos da vítima realizaram ontem pela manhã (25), um protesto na BR-415, próximo à entrada do bairro Ferradas, em Itabuna, onde o homem morava. Os manifestantes cobram do Estado da Bahia agilidade na emissão do laudo de DNA, que está no IML de Salvador.

Genilson tinha 47 anos e praticava o ciclismo. Fazia parte do Grupo Garotinhos do Pedal, que organizou o protesto. O ciclista morreu carbonizado, após o veículo em que ele estava - um Doblo - bater contra um caminhão da empresa do ramo de alimentos, Aurora, na tarde do último dia 22 de julho. 

Só para se ter ideia do sofrimento da família, as autoridades ainda, sequer, autorizaram o sepultamento dos restais mortais de Genilson, porque necessita do laudo de reconhecimento por meio do DNA.  

Genilson morreu quando retornava para casa após viagem de trabalho. Segundo a perícia, o motorista do caminhão foi responsável pelo acidente, após invadir a contramão. O caminhoneiro, inclusive, foi indiciado. 

Além de sofrer por não poder fazer o sepultamento do seu ente querido, a viúva e os três filhos da vítima estão passando por necessidades, porque a família precisa da emissão do Atestado de Óbito para as formalidades legais em caso de pensão por morte.

Geneildes Maria, esposa de “Rato”, diz que está sobrevivendo do Auxílio Brasil e da ajuda dos amigos.  “Está sendo muito difícil. Eles mandam a gente esperar, só esperar. Os meninos sentem muita falta dele. A menina principalmente, porque era muito apegada a ele. Vinte e dois anos de convivência para perder assim de uma forma tão trágica”, emocionou-se a mulher.

Ex-vereador de Dário Meira morre após ter parada cardíaca enquanto dirigia carro

 

O ex-vereador de Dário Meira, Alan da Silva Gomes, de 52 anos, morreu, na madrugada deste domingo (25), após ter uma parada cardíaca enquanto dirigia um carro.

O caso aconteceu na rodovia que liga a cidade de Dário Meira a Itagibá e foi registrado na delegacia de Jequié.

De acordo com a Prefeitura Dário Meira, Alan Gomes, popularmente conhecido como Alan Mania, chegou a ser encaminhado para o Hospital Geral de Ipiaú, lúcido. No entanto, reclamava de dores abdominal e torácica. Na unidade hospitalar, ele sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

Alan Mania se elegeu vereador de Dário Meira nas eleições de 2012, exercendo o cargo no período de 2013 a 2016. Ele também chegou a presidir a Câmara Municipal no biênio 2015-2016.

O velório aconteceu neste domingo, na Câmara Municipal de Dário Meira. O sepultamento do ex-vereador será na segunda-feira (26), em Ibitupã

domingo, 18 de setembro de 2022

Ubatã: Uma criança morre e 03 pessoas ficam feridas em grave acidente na zona rural

 


Uma criança identificada como Maria Luiza dos Santos Maia, de 10 anos, morreu na tarde deste sábado, 17, e duas outras crianças ficaram feridas num grave acidente ocorrido na região rural de Dois Irmãos da Mata, à cerca de 1km do município de Ubatã. O veículo, um Pálio que seguia sentido à região do Bate Quente, era ocupado por 06 pessoas: 03 adultos e 03 crianças. A suspeita inicial é que o veículo tenha batido numa pedra, o condutor perdeu o controle e acabou capotando. Com o acidente Maria Luiza, que perdeu massa encefálica com a tragédia, morreu ainda no local.

Maria Luiza morreu no acidente — Foto: Ubatã Notícias

O SAMU foi acionado e socorreu os feridos ao Hospital César Monteiro Pirajá, onde receberam os primeiros socorros. Uma criança foi transferida para o Hospital de Base, em Itabuna, e a outra está sendo medicada em Ubatã. Os adultos sofreram apenas escoriações. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e fará o recolhimento do corpo. As crianças envolvidas no acidente são irmãs e estudam na rede municipal de educação. A família teria vindo à cidade fazer compras. A PM esteve no local. (Ubatã Notícias)

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Mais de 500 quilos de drogas são apreendidos durante operação em Salvador

 

Foram apreendidos 530 quilos de maconha e mais 10 quilos de cocaína em tabletes, no bairro de Massaranduba, em Salvador. O caso aconteceu na noite da última quinta-feira (15), após os policiais receberem denúncias de um ponto de armazenamento de drogas que abasteceria diversos bairros da capital.

Ao chegar no local, a polícia abordou dois homens que transportavam caixas para o interior de um galpão. Os agentes encontraram, dentro das caixas, a maconha e a cocaína em tabletes, além de embalagens plásticas normalmente utilizadas no conservação de drogas para a venda.

Um dos suspeitos foi preso e encaminhado, juntamente com o material apreendido, para a sede do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), onde a ocorrência foi registrada.

A ação foi realizada por equipes do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), das 13ª e 17ª Companhias Independentes, das Rondesps Atlântico e BTS, da Operação Intensificação Tática e do Draco.

Prefeitura suspende atendimentos em Unidades de Saúde da Família após médica ser eletrocutada na Bahia

 

A Prefeitura de Morro do Chapéu, cidade na região da Chapada Diamantina, suspendeu o atendimento em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), nesta sexta-feira (16), em solidariedade pela morte da médica Ana Paula Almeida Souza, de 28 anos.

Ela foi encontrada eletrocutada em casa, ao usar um secador de cabelo. A prefeitura classificou a morte da médica como uma perda irreparável, e informou que presta solidariedade aos amigos e família. Ainda não há detalhes sobre o sepultamento do corpo de Ana Paula.

A médica foi encontrada sem vida depois que colegas de trabalho estranharam o atraso para um plantão. Eles tentaram contato com ela e não conseguiram, depois buscaram a família de Ana Paula e a Polícia Militar. O grupo conseguiu localizar o proprietário do imóvel em que Ana Paula morava, sozinha.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e fez a perícia no local. Ana Paula é filha do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Santo Antônio de Jesus, Valdemir de Souza

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Feira de Santana: PM e mais dois são mortos em fim de semana

 

Três pessoas foram mortas, entre elas um PM, neste fim de semana em Feira de Santana. Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, em um dos casos, o policial militar Marcos Douglas de Oliveira Evans Júnior, de 36 anos, foi alvejado durante uma briga em uma festa no bairro da Rua Nova, já na madrugada desta segunda-feira (12).

De acordo com informações, o policial foi atingido pelos tiros, após agredir com socos um homem.  A discussão entre ele e o suspeito aconteceu na Travessa Osvaldo Requião.

O agente foi atingido no ombro direito, braço direito, abdômen, nádegas e cabeça. Ele chegou a ser levado para a policlínica do mesmo bairro, mas não resistiu aos ferimentos.

Outro homicídio registrado no período ocorreu no bairro SIM. Um homem foi encontrado morto na manhã deste domingo (11) com marcas de estrangulamento. O terceiro caso foi registrado na tarde do sábado (10) no bairro Feira 10. A vítima, de 26 anos, foi identificada como Emerson Bispo Ferreira.

A vítima conduzia uma bicicleta quando, próximo a um bar, foi surpreendido por homens que efetuaram os disparos. As autorias e motivações dos crimes devem ser investigadas pela delegacia de homicídios. 

Desabamento de marquise deixa quatro mortos e seis feridos em Pernambuco

 

Um desabamento de uma marquise deixou, ao menos, quatro mortos e seis feridos em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, na noite do domingo (11), segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A rua estava lotada de pessoas que acompanhavam a festa de emancipação do município. Imagens mostram o momento do acidente.

Acontecia, no Centro da cidade, um desfile cívico para comemorar os 94 anos de Aliança. O desabamento foi da marquise de uma bomboniere, que estava fechada no momento, segundo relatos na cidade.

Imagens enviadas para a TV Globo pelo WhatsApp também mostram o socorro aos feridos e os momentos que antecederam o acidente. O Samu informou que foram acionadas equipes dos municípios de Vicência e Goiana, também na Zona da Mata, para apoiar os socorristas de Aliança.

Os nomes dos mortos e dos feridos não foram divulgados. Uma jovem de 14 anos foi levada para o Hospital da Restauração, no Recife. Quatro pessoas foram levadas para o Hospital Berlarmino Correia, em Goiana: uma mulher de 39 anos, um adolescente de 12 anos e dois homens, um de 27 e outro de 38 anos.

A sexta pessoa socorrida pelo Samu foi um homem de 46 anos, levado para o Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, na mesma região do estado. Até a última atualização desta reportagem, não havia detalhes do estado de saúde dos feridos.

Em virtude do ocorrido, a prefeitura divulgou nas redes sociais que as festividades que deveriam ocorrer durante a semana foram canceladas e que iria decretar luto oficial na cidade.

"Desejamos força aos familiares das famílias enlutadas e nos uniremos as orações para que o sentimento da perda seja amenizado", escreveu, em comunicado publicado nas redes sociais

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Integrante da facção criminosa ‘Comando Vermelho’ é preso em Jequié

 

Policiais rodoviários federais prenderam, na última quarta-feira (07), um homem apontado como integrante da facção criminosa Comando Vermelho. O fato ocorreu durante fiscalização com foco no combate ao crime no quilômetro 677 da BR 116, no município de Jequié.

Durante abordagem a um ônibus que fazia a linha Rio de Janeiro/Fortaleza, um casal de passageiros apresentou documentos de identificação falsos aos policiais. Após averiguação mais aprofundada, a equipe identificou o casal. O homem possuía uma extensa ficha criminal, com passagens por homicídio, porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal e tráfico, além de um mandado de prisão em seu desfavor.

Com o casal foram encontrados drogas, celulares, relógios e dinheiro em espécie. Os dois indivíduos foram encaminhados à Polícia Judiciária local juntamente com o material apreendido.

Jequié: PRF apreende 65 kg de maconha em ônibus interestadual

 

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã de hoje (07), aproximadamente 65 quilos de substância com características semelhantes à maconha, escondidas em bagagens de uma passageira de ônibus interestadual que fazia o itinerário São Paulo (SP) x Aurora (CE).

O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de combate a criminalidade no Km 677 da BR 116, em Jequié, região sudoeste da Bahia.

Era por volta das 11h00 quando os agentes deram ordem de parada ao veículo. Durante a abordagem e procedimentos padrões de checagem, foram encontrados tabletes da substância entorpecente, que estavam escondidos em malas de propriedade de uma ocupante, totalizando aproximadamente 65 kg da droga.

Ao ser questionada, a mulher confessou que receberia o valor de mil reais para levar as malas de São Paulo até a cidade baiana de Aporá, sendo contratada por pessoa que desconhece a identidade.

Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão a passageira, encaminhada pelo crime de tráfico de drogas à Delegacia da Polícia Civil e apresentada à autoridade policial.

Ônibus do Harmonia do Samba é assaltado na Bahia

 

Os músicos, equipe técnica e outros funcionários que fazem parte da banda Harmonia do Samba, foram assaltados na região do Conde, Linha Verde, na Bahia, na madrugada desta quarta-feira (7), quando viajavam para Alagoas, onde fariam um show.

Os suspeitos renderam os passageiros e roubaram os pertences pessoais, equipamentos eletrônicos, como HDs, computadores e outros materiais do grupo. Apesar do susto, ninguém se feriu, e os funcionários passam bem.

Através dos stories do Instagram, no início da tarde desta quarta-feira (7), Xanddy, vocalista da banda, lamentou o ocorrido e informou aos pagantes do show que faria na cidade de Maragogi que o evento será adiado ou cancelado.

“Infelizmente por conta desse ocorrido não existe condições de se fazer o show hoje. Nossa equipe está abalada psicologicamente, mas ainda assim gratos que estamos todos bem, com a integridade física intacta e com a família. É o que verdadeiramente importa. Tenho certeza que encontraremos a torcida de Maragogi em breve”, informou.

O marido de Carla Perez ainda reforçou que ocorra uma investigação pois, segundo ele, há indícios da quadrilha sempre realizar assaltos na mesma estrada.

“Pedimos às autoridades que seja apurado isso. Acredito que outros ônibus, não apenas de banda, mas também ônibus de turismo já sofreram o mesmo episódio. Fica o apelo também aos assaltantes para que devolvam os pertences pessoais e da banda. São HDs, computadores com materiais importantes do nosso trabalho”, completou.

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Pitbul é alvejada com 5 tiros por policial militar em Camacan

 

Uma cadela da raça Pitbul foi alvejada com cinco tiros ontem (06) na cidade de Camacan. O suspeito dos disparos é um policial militar. Segundo a tutora do animal, o cão é extremamente dócil, fato que foi confirmado pelos veterinários, que prestaram atendimento emergencial e por vizinhos. 

Segundo a mulher, a cadela fugiu de sua residência e a família estava à procura. Quando o animal transitava pela rua, o policial fez o primeiro disparo e, mesmo com o cachorro já caído no chão, o homem atirou mais quatro vezes.

O PM já foi identificado e alegou que queria defender a filha, que estava na rua. No entanto, de acordo com a dona da cadela, em nenhum momento o animal fez menção de atacar ou morder ninguém. A criança, que está ilesa, sequer, se aproximou do cachorro.

O policial chegou a pagar um atendimento médico na cidade, porém não foi suficiente diante do estado grave do animal, que precisou passar por uma cirurgia ortopédica após ter vários ossos comprometidos. A ONG Bicharada tentou contato com o PM e, depois de várias tentativas de negociação para resolver a situação da cadela, o mesmo se negou a dividir os custos com a tutora que, no momento não dispõe de recursos financeiros.

“Iremos tomar todas as providências jurídicas cabíveis, mas, agora, precisamos do apoio da população, para salvar a vida do animal e tirá-lo do sofrimento, desse caso de crueldade que não iremos deixar impune”, informou a representante da ONG Bicharada de Itabuna.

A cadela animal, através de algumas doações, já foi operada e, mesmo com medicamento, continua sentindo muita dor. "Fica em nós o sentimento de indignação por ver um animal passar por tudo isso de forma totalmente desnecessária, por puro preconceito da raça. Uma crueldade sem tamanho", desabafou uma das representantes da Bicharada em suas redes sociais.  a ONG divulgou uma chave PIX caso alguém possa colaborar com o tratamento do animal. PIX CNPJ 34.115.730/0001-50.

Vale lembrar que este é o segundo ataque sofrido por um animal em Camacan. Alguns dias atrás, uma cadela foi agredida com golpes de facão. O bichinho também foi socorrido pela Bicharada e conseguiu sobreviver.

Itabuna: Liberado tráfego de veículos pesados sobre a Ponte Miguel Calmon

 

Cerca de nove meses depois das cheias do final de dezembro do ano passado, a Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e Transportes e Trânsito (SETTRAN), liberou o tráfego de veículos pesados sobre a Ponte Miguel Calmon (Marabá), que liga o centro da cidade ao bairro Góes Calmon. Antes, por medida preventiva, o equipamento esteve interditado, tendo depois sua utilização limitada apenas a veículos leves.

A interdição parcial foi estipulada pela equipe técnica liderada pelo engenheiro civil Adailton dos Santos de Moura (CREA-BA 051620040-2), da FG Consultoria que definiu os estudos para emissão de laudo em três etapas. Na primeira, foi executada vistoria emergencial, quando foi observado que a ponte não apresentava nenhuma avaria ou comprometimento grave, com iminente colapso. Na segunda, avaliou-se o tabuleiro e as estruturas, inclusive as fundações, com a liberação de veículos leves por 120 dias.

Na terceira vistoria, foram avaliadas cargas excepcionais nas pontes Miguel Calmon e Lacerda. Após análises dos resultados de monitoramento, com projeto estrutural nos meses de junho e julho, com orçamentação para a licitação de obras necessárias a partir de setembro. “As pontes estão liberadas  para uso, porém, se faz necessárias as obras de recuperação e reforço das estruturas para garantir a eficiência e prolongamento de sua vida útil”, finaliza o laudo.

“Depois das enchentes, buscamos os projetos das pontes nos arquivos da Prefeitura, mas nada encontramos. Por isso, contratamos a empresa para execução dos estudos e chegamos à conclusão de que as pontes necessitam de melhorias e reforços, mas continuam seguras. Precisam de reestruturação, Por isso, estamos buscando recursos financeiros junto aos governos estadual e federal, pois, a partir do laudo, ficou configurada a necessidade de reforços estruturais”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr.

Morre vítima de AVC, o ex-delegado Deroaldo Santana, o “Deró da Cabana”

 

Morreu nesta terça-feira (06), no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, o ex-delegado Deroaldo Santana, popularmente conhecido como “Deró da Cabana Lua de Prata”. Ele morava em São José da Vitória.

Deró atuou como delegado nas cidades de Pau Brasil e Buerarema. Também exerceu o cargo de vereador de São José da Vitória anos atrás.

O ex-delegado estava internado no Costa do Cacau, para onde foi levado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

A Prefeitura Municipal de São José da Vitória divulgou Nota de Pesar pelo falecimento do ex-vereador.