quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional na posse de Lula

 

— Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

Após reunião entre futuros ministros do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), mais uma ação foi tomada pela segurança na transição. O Ministério da Justiça autorizou a utilização da Força Nacional até o dia 2 de janeiro, como apoio à posse de Lula.

A publicação foi feita no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28), assinada pelo secretário-executivo da pasta, Antonio Ramirez Lorenzo. O emprego da Força Nacional de Segurança Pública virá em apoio à Polícia Rodoviária Federal, nas atividades de escoltas. Segundo o texto, essa utilização acontece por causa da Operação Posse Presidencial 2023, “em caráter episódico e planejado, no período de 27 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023”.

“A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública”, detalha a publicação.

Na terça-feira (27), o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou que o DF contará com 100% das forças de segurança mobilizadas para atuar no dia da posse de Lula. Ibaneis também afirmou que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) conversa com o Exército para “acelerar a desmobilização” de bolsonaristas no acampamento do Quartel General em Brasília, conforme publicado pelo Metrópoles. (Bahia Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário