quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Jibóia encontrada em plantação de abobora

Nossa reportagem recebeu imagens na manhã desta terça feira 04/10 de uma cobra Jiboia em uma plantação de abobora no Distrito de Itaporanga município de Porto Seguro.


Segundo o internauta o mesmo estaria indo colher aboboras quando deparou com a cobra que media cerca de um metro.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Criança Raptada foi encontrado morta dentro de uma panela de pressão




A historia do Rapto do Bebê Nathan Vitor Cerqueira de apenas dois meses meio raptado na tarde do ultimo sábado 20/08 terminou de uma forma trágica.
Familiares foram para praça da caixa D agua no baianão para uma mobilização em pró do Bebê e quando a mãe retornou para sua casa na rua frei Coimbra onde o bebe foi raptado encontrou o bebe cortado dentro de uma panela de pressão em cima do fogão.

domingo, 5 de junho de 2016

Segurança do Senac de Porto Seguro morre após capotar carro em estrada de terra




Um motorista morreu após seu veiculo um corsa capotar em uma estrada de terra atrás do bairro Vila Valdete em Porto Seguro.

O acidente ocorreu no fim da manhã deste domingo 05/06, informações obtidas pela nossa reportagem dão conta que uma mulher estaria atravessando a estrada quando o motorista tentou frear o veiculo e capotou.



O motorista foi identificado com sendo Gilvan Santos de Birto 49 anos, morador do bairro Paraguai em Porto Seguro e trabalhava de segurança no Senac, uma equipe de policia técnica fez a pericia de local e o corpo foi removido para o IML.

Detento é encontrado morto dentro da cela no Presídio de Itabuna

 


Um preso foi encontrado morto dentro da cela na tarde deste sábado (4) no Conjunto Penal de Itabuna. Gedeon Soares dos Santos de 21 anos, era interno do pavilhão 2. 

O corpo foi encontrado por volta das 13h35. A causa da morte até o momento é desconhecida.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Segurança é morto com mais de 30 tiros no bairro do Arenoso


Haja balaços. Um homem de 46 anos, foi morto a tiros no bairro do Arenoso, em Salvador, na noite de segunda-feira, dia 18. Segundo informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), por volta das 8h40 da noite, a vítima identificada como José Ramos de Souza, – que trabalhava como segurança – voltava para casa após o trabalho, quando foi abordado por três homens. O crime ocorreu na rua Luciano Santos, em frente a uma escola municipal do bairro.
O rapaz foi atingido na cabeça, mão, ombro e abdômen com ao menos 38 tiros. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Após o crime, o trio, ainda não identificado, fugiu.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. Amigos da vítima, no entanto, fizeram questão de ressaltar à polícia que o homem não tinha envolvimento com o tráfico de drogas.
O corpo de José Ramos foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador, onde deverá passar por perícia enquanto aguarda identificação

sábado, 16 de abril de 2016

Eu na Prefeitura - Egnaldo França

O quadro “Eu na Prefeitura”, em que o Diário Bahia pergunta ao cidadão o que faria se fosse prefeito de Itabuna, entrevista o historiador Egnaldo Ferreira França.

O que você faria se fosse prefeito de Itabuna?




Egnaldo Ferreira França
Parece simples estar diante do computador e escrever o que faria se fosse prefeito. Me parece uma daquelas plataformas apresentadas nos programas eleitorais onde todos os candidatos, sem exceção, sabem da “receita” para resolver os problemas do nosso país, nosso estado ou nossa cidade. Curiosamente, a impressão que se tem é que perdem a tal receita ao assumir o pleito. Fui convidado, como em outras oportunidades, por este conceituado meio de comunicação a abordar o tema: “eu na prefeitura”. Tenho ciência que não me sinto prefeito neste momento, mas creio que meus escritos podem contribuir com quem é ou com quem quer se tornar um gestor público. Portanto, não me colocarei na condição de gestor e sim na condição de quem procura estar “antenado” nas discussões e práticas de políticas públicas.

Apesar da proposta induzida do tema, optei aqui em não utilizar a primeira pessoa (eu), porque sei que não se administra sozinho, nem tampouco se toma decisões isoladas e justo aí é que está um dos problemas ou uma das soluções: a equipe de gestão. Uma péssima escolha para secretário significa um prejuízo à gestão e à população. O eleitor se esquece de olhar quem está compondo sua equipe de campanha. Assim, os partidos aliados querem “abocanhar” as ditas melhores pastas e, na maioria dos casos, não se preenche os espaços de acordo com a competência, e sim pela indicação partidária. O povo precisa estar consciente de que no Brasil se elege o candidato, mas este candidato vai cumprir as metas e determinações de um partido. Então se acredita no “bonzinho” e leva todos os que estão por trás da construção de sua imagem. É preciso exigir dos aliados, quando for o caso, a indicação de pessoas que tenham profundo conhecimento técnico ou não para a pasta que se pretende assumir.

Educação

Nesta cidade as verbas específicas do MEC – Ministério da Educação não estão indo para as escolas. Dessa forma os diretores ficam dependendo da “boa vontade” da Secretária da Educação para fazer reformas simples que acabam se arrastando por anos e não se cumpre no prazo determinado. Em muitos casos nem começam. É preciso estimular a participação social dos pais na escola para observar se os banheiros, espaço de lazer, iluminação, merenda e outras estruturas estão adequados para seus filhos e filhas. No caso que considero extremo, de se fechar um ambiente escolar, o que não deixa de ser um crime à educação pública, o gestor deveria se manifestar publicamente com suas devidas justificativas.

Os programas Escola Aberta, Mais Cultura e outros que incentivem a participação comunitária neste ambiente precisam ser estimulados. As escolas precisam ser ambientes agradáveis para estudantes, professores e para a comunidade. Muitos professores estão cumprindo a função de outros, mesmo sem a formação na área, devido à falta de profissionais de determinadas matérias. Portanto, faltam concursos para determinadas áreas.

Cultura

A cultura neste município é gerenciada pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC. Esta fundação ainda não atingiu o ápice do seu potencial, pois ainda depende do pouco mais de 1% da arrecadação municipal, o que, diga-se de passagem, já foi um avanço, pois antes era 0,4%. Mas isso não é o suficiente para uma cidade do porte de Itabuna. Portanto, a FICC precisa aguçar o olhar externo para fazer captação junto à Secretaria de Cultura do Estado – SECULT, o Ministério da Cultura – MINC, à iniciativa privada e captação de órgãos do exterior do país.

Após a consolidação (em curso) do Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC, o município precisa, de forma urgente, da criação do Fundo Municipal de Cultura. Isto vai facilitar, inclusive, os repasses fundo a fundo do MINC e da SECULT para o município. Isto independe se a Câmara de Vereadores é composta ou não por maioria de uma bancada governista. Fato é que nossa cidade está deixando de arrecadar recursos devido à demora da aprovação desse fundo.

Muitas expressões da cultura popular desapareceram, como os apaches no carnaval, o bumba-meu-boi, os blocos afro e afoxés e não se tem uma política de fomento para revitalizar essas tradições. Itabuna perdeu ao longo de muitos anos vários patrimônios como o Teatro ABC, Cine Itabuna, Cine Osis, quase derruba o Teatro Zélia Lessa. É necessário retomar esses espaços e restaurar.

Portanto, se a FICC se especializar e arrecadar recursos e criar uma política de editais específicos na área de música, dança, literatura, cultura popular e identitária e outros, não vai resolver o problema da classe artística, mas vai democratizar a divisão dos recursos.

Espaços públicos

Por falar em Câmara de Vereadores, nenhum deles se pronunciou em relação à saída do Espaço Cultural Josué Brandão. Devido à ocupação dos vereadores neste espaço que é da cultura, a FICC tem gastado recursos públicos para alugar imóveis para ações como a Casa das Artes, por exemplo, e ao que se sabe a Câmara não paga aluguel pela ocupação. Mesmo que pagassem, ali não é o local dos vereadores. Aliás, existem muitos imóveis públicos inutilizados e muito aluguel de imóveis privados para fins públicos, como é o caso da Casa do Educador, o espaço do QG da Dengue, e outros.

Saúde

Estamos vivendo uma epidemia de dengue, zika vírus e chikungunya. Certamente isto será explorado nos palanques eleitorais, mas nossa cidade ainda comete erros no sentido de que as campanhas de combate ao mosquito só se intensificam no verão. Sabendo-se que os ovos do inseto ficam até um ano esperando água, é evidente que com as chuvas de verão vão maturar e nascer os mosquitos. Portanto, devem ser intensificadas as campanhas de inverno-primavera- verão. Porque, com as epidemias, todo ano vamos precisar de um QG.

Os postos de saúde precisam ter atendimentos adequados, do serviço de limpeza à odontologia, para desafogar os hospitais. É necessário investimento nos Programas de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, com projetos educativos e inovadores. Se a Atenção Básica funcionar, a Alta Complexidade terá um ganho significativo.

Por fim, estes três setores, trabalhando em conjunto, somado à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, já é um grande avanço. Mas o maior avanço será mesmo quando, após o voto, houver uma maior participação popular no chamado CONTROLE SOCIAL.

Egnaldo Ferreira França*
* Fundador do projeto Encantarte, historiador e pós-graduando em Gestão Cultural pela UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz)

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Corpo encontrado em vala na ladeira do hospital



O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado em uma vala na ladeira do hospital no inicio da manhã desta sexta feira 15/04 em Porto Seguro.


O homem estava caído dentro da vala as margens do asfalto com o rosto no chão, no corpo havia sinais de violência, no local ninguém reconheceu a vitima, que estava de camisa de cor rosa bermuda jeans, tênis branco e em sua perna havia uma pulseira amarada com as cores do reggae.

Uma guarnição da policia militar continua no local aguardando a chegado da pericia para após levantamento cadavérico o corpo ser removido para o IML.


Bancários fazem paralisação na Bahia nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (15), os bancários irão realizar uma paralisação em Salvador e no interior da Bahia. As agências localizadas no centro da capital e nas principais cidades do Estado serão abertas uma hora mais tarde.

O Sindicato dos Bancários informou que a intenção é alertar para a possível perda de direitos, caso o golpe seja consumado com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Muitos projetos em tramitação no Congresso Nacional podem tirar direitos históricos. À tarde, a partir das 15h, os bancários se juntam a outros trabalhadores em uma grande manifestação política e cultural em defesa da democracia e do Estado de Direito. O ato acontece no Campo Grande e promete reunir milhares de pessoas.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Homem baleado em troca de tiros com a policia

1d2fa836-1b0b-46f8-9dbb-9cdb3fd5723eEm operação na tarde desta quarta-feira (13) no Morro da Muriçoca, em Buerarema, criminosos armados deflagraram diversos disparos contra a polícia militar, que revidou. No confronto, Jadson Almeida, 19 anos, foi atingido, a própria polícia encaminhou Jadson até o Hospital de Base, em Itabuna. Segundo informações, Jadson teria envolvimento com o homicídio de Murilo, morto na tarde de ontem (12) em Buerarema. 

A Morte esqueceu-se de mim, diz indiano de 179 anos


Um sapateiro reformado da Índia alega ter nascido em Janeiro de 1835, o que faz de Mahashta Mûrasi não só o ser humano mais velho do mundo, mas também o homem que mais anos viveu na História, de acordo com o Guiness World Records. As autoridades indianas avançaram que o homem nasceu numa casa em Bangalore no dia 6 de Janeiro de 1835. A partir de 1903 passou a viver em Varanasi. Trabalhou nessa cidade até 1957, altura em que se reformou… aos 122 anos. Estou vivo há tanto tempo que os meus bisnetos já morreram há anos», explicou Mûrasi. «De algum modo, a Morte esqueceu-se de mim. E agora já não tenho esperança. Ao olhar para as estatísticas, ninguém morre com mais de 150 anos, muito menos com mais de 170. Neste ponto acho que sou imortal ou algo assim», considerou, citado pela imprensa internacional. Segundo o WorldNewsDailyReport.com, todos os documentos de identificação do homem confirmam a sua versão, mas até ao momento, nenhum exame médico confirmou a veracidade da sua alegação. O último profissional de saúde que Mûrasi visitou morreu em 1971, de modo que são escassas as informações sobre o seu historial médico.

Ônibus da viação solta roda da rua


Um internauta enviou imagens de um Ônibus da viação Porto Seguro que soltou o eixo no meio da rua nesta quarta feira 13/04 ao chegar no bairro Campinho em Porto Seguro.

Em um pequeno vídeo o internauta mostra a péssima condições do assento do motorista.



Nos Últimos dias nossa reportagem tem recebido várias denúncias de ônibus em péssimas condições de uso.

Número de mortes por H1N1 na Bahia dobra em uma semana

Jovem de 23 anos, com suspeita de H1N1, morreu em Vitória da Conquista
A Bahia já registra seis mortes provocadas pela gripe H1N1 e 25 casos confirmados da doença, sendo que 17 deles são em Salvador. Além de ter dobrado o número de mortes na Bahia provocadas pela doença, o número de casos aumentou em 127%. 

O último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) divulgado na semana passada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) indicava 3 mortes e 11 casos confirmados, registrados entre 1º de janeiro e 13 de abril. Os casos confirmados foram registrados em oito municípios, destacando-se Salvador, com 17 casos e Vitória da Conquista com dois, o equivalente a 68% das notificações. Nos outros municípios houve apenas um caso confirmado – Boa Nova (01), Boquira (1), Feira de Santana (1), Guanambi (1), Ibipeba (1) e Lauro de Freitas (1).  Os óbitos foram registrados em  Salvador (3), Boquira (1), Ibipeba (1) e Vitória da Conquista (1). 

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) decidiu antecipar a campanha contra H1N1 e dará início à vacinação a partir do dia 18 de abril. Postos e centros de saúde de todos os municípios baianos poderão iniciar a imunização a partir da próxima segunda-feira, 18. No dia 30, será realizado o Dia D de mobilização nacional. A campanha nacional contra gripe está marcada pra começar em 30 de abril, mas pelo menos em oito estados e no Distrito Federal a aplicação das doses acontece antes. *Informações do Correio24h