terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Estudantes não conseguem revalidar ou fazer cartão após enfrentar longas fila na AETU




Usuários do transporte coletivo de Itabuna estão sendo obrigados a madrugar em frente à Associação das Empresas de Transporte Urbano  (Aetu) para revalidar ou fazer o cartão estudantil, o Itabuna Card, que dá direito à meia-passagem. A associação das empresas de ônibus somente libera 130 senhas diárias, 30 delas preferenciais, além de 58 por agendamento, para atender a toda a cidade em um momento de início das aulas em escolas e universidades públicas e privadas.
Nesta terça-feira (19), somente conseguiu senha para atendimento quem chegou antes das 5h. Eram 7h30min quando, pelo menos, 150 pessoas voltaram para casa sem poder revalidar ou fazer um novo cartão. Foi quando receberam a notícia do atendente de que a AETU não tinha mais senhas. “Estava muita bagunçado”, afirma o estudante Guilherme Oliveira.
Outro estudante que entrou em contato com a redação do PIMENTA disse, revoltado, que a limitação de apenas 100 senhas por dia para atender a milhares de pessoas “cheira a esperteza das empresas”. Quem não consegue fazer ou revalidar o cartão, é obrigado a pagar o valor integral da passagem – R$ 3,00. A falta de segurança pública para quem madruga na fila da AETU é outra reclamação dos estudantes e pais e responsáveis.
OUTRO LADO
Ao PIMENTA, a gerente da Aetu, Valéria Figueiredo, disse que há a opção do estudante, pai ou responsável agendar o atendimento pelo site da associação ou por telefone. Novos agendamentos, porém só estão disponíveis a partir de 15 de março, quase um mês após o início das aulas nas redes estadual e privada. “São 58 agendamentos por dia”, explicou Valéria. Até lá, é obrigado a pagar a passagem inteira.
A gerente da unidade da Aetu disse que não há como ampliar o número de atendimentos diários, pois a associação não teria capacidade. “Infelizmente, se demandasse mais senhas, não teria como atender”, disse ela, explicando que cada senha não significa apenas atendimento a um aluno, mas de todos de uma família que precisem revalidar ou fazer novo cartão. Abaixo, vídeo mostra extensão da fila. A maioria ficou sem atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário