quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

FERNANDO ROMPE CONTRATO E ESTUDANTES DO MUNICÍPIO FICAM SEM VAGAS NO CISO



Já em 2018, estudantes se mobilizavam contra fechamento do Ciso
O prefeito Fernando Gomes rompeu o contrato do Município com o Colégio Ciso, ontem (13), horas depois da votação do projeto que muda o regime dos servidores municipais de celetista para estatutário. O vereador Júnior Brandão, dirigente do Ciso, ouviu os servidores pela manutenção do regime celetista, contrariando desejo do prefeito. Além de Brandão, outros cinco vereadores votaram contra a mudança por entenderem que o regime estatutário prejudica o funcionalismo.
A comunicação do rompimento do contrato foi feita à direção do Ciso pela secretária de Educação de Itabuna, Nilmecy Gonçalves, que um dia antes deu entrevistas informando que o contrato com o colégio filantrópico e referência em educação no sul da Bahia seria mantido.
No ano passado, o colégio filantrópico enfrentou ameaça de fim de contrato com o governo do Estado. Mobilização de alunos, professores e pais de alunos, além da sociedade, levou a Secretaria Estadual de Educação a manter o convênio. Logo depois, o município anunciou que romperia o contrato também. Mobilizações levaram o prefeito Fernando Gomes a firmar que manteria o convênio, caso o valor do aluguel da estrutura fosse reduzido. Recuou, após a votação na Câmara. A mudança de regime celetista para estatutário foi aprovada por 15 a 6.
OUTRO LADO
A decisão do prefeito atingirá centenas de alunos da rede municipal que estudam no Ciso. Em nota de esclarecimento, a secretária reconhece que havia informado a continuidade do convênio com o Ciso no dia 12, porém “fatos novos  fatos novos circunscritos aos mesmos aspectos financeiros ora destacados reconduziram o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, à decisão de cancelar de maneira unilateral, o convênio com aquela unidade escolar”.
Ainda em nota, a secretária disse que a política de “otimização de recursos da Secretaria de Educação” levará à redução de custos, com a decisão de “ocupar os prédios e edificações que já pertencem ao patrimônio municipal e permitir a valorização dos servidores e professores”. Os alunos da rede municipal ainda no Ciso devem, caso queiram, serem matriculados pelos pais ou responsáveis no Instituto Municipal Aziz Maron, no Bairro Alto Mirante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário