O caso aconteceu no município de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da
Bahia. Gabriel Costa Santos, 21 anos de idade, revoltado cobrança excessiva de
sua conta de água, foi até o escritório da Empresa Baiana de Água e Saneamento
(Embasa) e saiu de lá direto para a delegacia de polícia.
Sem receber uma explicação convincente do aumento na conta, o consumidor
resolveu apedrejar uma das janelas do prédio da Embasa.
Gabriel, morador do bairro Redenção, há 15 anos, apresentou as últimas
três contas de água cobradas, em duas delas, com vencimentos e janeiro e março,
o consumo de água foi cobrado em uma média de R$ 30,00 reais, cada, já a
terceira e última conta que vencerá em 9 de Abril, subiu segundo ele, sem
explicação, para R$ 552,06. “Lá em casa moram quatro pessoas apenas, como iria ter esse consumo
elevado. Suspeitei de um vazamento, mas procurei em toda encanação e não
encontrei, então só pode ser um erro no controle de consumo”, disse Gabriel,
afirmando ainda, que a empresa queria apenas parcelar a conta e não reparar a
cobrança para ele errada, “Nenhum de nós lá em casa ganha um salário mínimo,
não temos condições de pagar. A embasa sempre quer estar certa, chega uma hora
que a gente perde a cabeça”, finalizou.
De acordo com o gerente regional da Embasa, Cláudio Capirunga, Gabriel
já teria chegado ao escritório com um nível descontrolado de agressividade e
com uma pedra na mão decidido a causar danos no patrimônio.
Ainda de acordo com Capirunga, os atendentes nem tiveram tempo de checar
o que realmente estava acontecendo, “diante do caso, fomos obrigados a chamar a
Polícia para evitar o pior. Depois de termos acalmado, em uma conversa ele
disse que realmente havia um vazamento em uma das torneiras que durou dois
dias, mas que não justificava o valor cobrado”, comentou.
Capirunga também adiantou que no final da tarde a Embasa iria até a casa
de Gabriel para checar o que realmente estaria acontecendo.
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