SALVADOR - Dezoito pessoas já foram presas em operação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o IBAMA. A operação está em curso desde a madrugada desta sexta-feira (22), em 11 municípios baianos e na capital paulista.
Os presos são funcionários e ex-funcionários da Sema, produtores, comerciantes e dois consultores. Entre eles estão: Marcos Ferreira (Jequié), Paulo Pelegrini (Salvador), Luis Cláudio Correia (Salvador), Rui Murici (Salvador), Plínio Castro (Vitória da Conquista), João Barrocas (Salvador), Gilmar Iglesias (São Paulo), Cássio Igino e Marcelo Dourado.
As investigações começaram em 2010, após a descoberta de irregularidades na emissão de crédito de reposição florestal. As prisões visam os envolvidos no esquema fraudulento nos diversos órgãos, produtores e comerciantes de carvão.
A expectativa é que, ao final da operação, sejam cumpridos 29 mandados de prisão, 34 mandados de busca, além da apreensão de caminhões. A operação conta com mais de 150 policiais civis, 25 promotores públicos, seis fiscais do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), além de homens da PRF e do IBAMA.
Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público Estadual e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente apresentam, às 15h, balanço da operação.
A coletiva acontece no auditório na SSP, no CAB, e conta com as presenças do secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, da delegada da Polícia Civil, Carmem Dolores Bittencourt e com o promotor do Ministério Público Estadual, Jeder Gomes. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário